sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Estamos voltando!!

Novamente andei sumida deste blog, mas foi única e exclusivamente por ter me envolvido em vários trabalhos aos mesmo tempo e ainda culminou com a quebra do computador pessoal.

Além de terminar os compromissos que tinha iniciado, tive que fazer algumas escolhas decisivas para meu futuro profissional e tomar uma atitude que apesar de ser dolorosa, por envolver o fim de um desejo, era necessária.

Certas respostas estão tão claras, que a dificuldade está em aceitá-las. Mas apesar de doer, no final se tornam as escolhas necessárias.

Durante este período de ausência, minha vida estava completamente bagunçada. Em todas, todas as área de minha vida. Por isso, neste mês de outubro tirei férias para colocar toda a roda da vida em prosperidade, pois estava com vários segmentos estagnados. Desse jeito, a insatisfação, a melancolia estava tomando conta de meus sentimentos. E sinceramente não sou de perder muito tempo com algo que me atrapalha. 

Então, o jeito foi tirar férias para que  pudesse analisar cada área e ver onde posso melhorar, onde, o quê, quem preciso destralhar que não contribuem em nada na prosperidade pessoal e profissional.

Encarar toda a roda da vida de frente e lhe dar uma nota, não é algo tão fácil, pois algumas coisas achávamos que estava uma beleza e na verdade não está. Precisamos encarar onde está o erro e o que podemos fazer para consertá-los.

Estava me incomodando a estagnação profissional, a ausência ou muito pouco a presença na área social e minha ausência na igreja que frequento, apesar de nunca me sentir longe do Pai, mas de sua casa sim e me sentia em débito com Ele.


Dizem que o seu ambiente de trabalho e sua casa, reflete no seu estado de espírito e é uma verdade. Eu nunca tive um momento onde tudo estava fora do lugar, repleto de objetos, papéis, poeira e muita desorganização como há uns 3  meses atrás. E ao invés de tomar providências imediatas, eu procrastinava. E iam chegando mais convites para mais projetos e eu nem tinha terminado os anteriores, não podia aceitar os novos. 

Se você me perguntar o que estava acontecendo, eu digo que eram vários fatores...excesso de envolvimento em coisas que não levavam a nenhum resultado esperado e sem concentração para o que realmente necessitava.

Eu sei que quando vai chegando o terceiro trimestre do ano, minha concentração não é mais a mesma, e minhas energias estão diminuídas. Ainda não tomei providência em relação a isso, pois é algo constante. Todos os anos, nesta época, acontece. Mas vamos as consultas e exames clínicos para saber se há algum excesso ou deficiência de nutrientes ou o que falta mesmo é fazer atividade física. O sedentarismo, cansa!!


Mas vamos voltar a rotina de preparar e escrever os post no Fome Oculta para ele não ficar tão abandonado assim, afinal ele é um "filho" querido, onde compartilho o pouco que aprendo nos cursos, congressos, livros e na vida. E ele pode ganhar posts com abordagem diferente, já que seu subtítulo fala da fome existencial ou psicológica que temos, além da fome por nutrientes.

A minha fome no momento é de descanso, organização e planejamento, mas sempre na ansiedade de obter mais conhecimentos.

Espero que perdoe-me por esse post, que serviu como um desabafo e explicação do porquê da minha ausência do blog. Mas voltaremos a nossa programação normal, com pelo menos 2 posts por semana. 

E se desejam ver algum assunto abordado aqui, é só deixar nos comentários ou me enviar por email (joselit@bol.com.br), com o título do assunto: Fome Oculta.

Um beijo a todos e um ótimo final de semana!!




sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Nutrição é com Nutricionista!


O STF já decidiu! O termo "privativas", da Lei 8.234/91, que regulamenta a profissão do Nutricionista foi mantido por 10 votos a 1. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 803, que solicita a retirada da expressão do artigo 3º foi julgada improcedente. Após quase 25 anos, o resultado é uma vitória da nossa profissão e da sociedade. Alimentação é assunto sério! Nutrição é com Nutricionista!
Fonte: CRN6 






quinta-feira, 31 de agosto de 2017

31 de agosto: Dia do Nutricionista


Como é bom fazer o que gosta, pois transforma cada dia de trabalho em diversão. 

Dedicação, aprendizado e muito carinho envolve tudo que fazemos para melhorar a vida de um paciente/cliente.

Ser nutricionista é tão bom, tão admirável, que hoje vários outros profissionais ou "ditos" profissionais estão tomando pra si algo que só pertence ao Nutricionista: prescrição de dieta.

Eu amo o que faço e cada dia é um desafio, uma busca por aprendizado para cuidar daqueles que nos procuram, para amenizar suas queixas, tirar suas dúvidas e oferecer uma melhor qualidade de vida.

A luta não é fácil, mas não está fácil para ninguém. O segredo do sucesso é acreditar no seu potencial, estudar e perseverar. Já disseram que sucesso é relativo e pessoal. Eu me sinto feliz a cada agradecimento recebido, a cada paciente/cliente satisfeito e retomando sua auto estima. E aprender que pode recomeçar sempre. Mesmo dando umas "escapadinhas".

Eu sou feliz e, às vezes, me sinto realizada, mesmo tendo muita coisa para aprender/fazer/sonhar. 

Hoje minha mãe me disso que enquanto batermos os olhos, devemos continuar sonhando, lutando em busca do que desejamos. Nada de desânimo, nada de se sentir vencida. Coragem, fé e garra. A luta será hoje, amanhã e sempre!

Feliz dia a todos os colegas Nutricionistas pela passagem do nosso dia!!

Sucesso a todos!!


Consultório: Rua Dias Cabral, 264, Centro
Marcação de consultas: (82) 3221-6201
Maceió - Alagoas

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dia Nacional de Combate ao Colesterol


O colesterol apesar de sempre ser visto como vilão e prejudicial ao coração, ele é essencial ao organismo também. 

O colesterol é um componente essencial das membranas estruturais de todas as células. É encontrado também em altas concentrações nas glândulas supra-renais, aonde os hormônios adrenocorticais são sintetizados, e no fígado, aonde é sintetizado e estocado.

Este lipídio participa também da biossíntese de uma série de esteróides importantes, como os ácidos biliares e hormônios sexuais.

Porém, em excesso, ele causa bastante danos ao indivíduo, principalmente contribuindo para o surgimento de doenças do coração.

A doença cardíaca coronária resulta de uma ausência de fluxo de sangue nos vasos sanguíneos e sua principal causa é a aterosclerose, que por sua vez tem como uma das causas para o seu desenvolvimento o acúmulo de lipídeos e colesterol nas paredes das artérias. 

A população que consome dieta rica em gorduras saturadas (de origem animal) tem nível de colesterol sanguíneo mais alto e risco de doenças cardíacas. Um nível de colesterol sanguíneo menor que 200mg/dL é considerado desejável, 200 a 239mg/dL é limite alto e maior que 240mg/dL é um colesterol sanguíneo elevado ou hipercolesterolemia.

Mais alguns cuidados na alimentação e modificações no estilo de vida do indivíduo que tenha colesterol sanguíneo elevado pode ajudá-lo a diminuir esta taxa:

  1. Diminua o consumo de óleo, manteiga, margarina e de gorduras em geral;
  2. Evitar refeições hipercalóricas e hiperlipídicas, excluindo alimentos e/ou preparações como panelada, feijoada, mão de vaca, torresmo, sarapatel, churrasco, picanha, linguiça, carnes gordas e vermelhas, peixes defumados e gordos, pele de galinha, carne de ganso, carne de porco e frituras;
  3. Evitar alimentos e/ou preparações excessivamente salgadas: picles, mostarda, ketchup, molho inglês, bacalhau, patê, queijos salgados, batata frita, carnes enlatadas, sopas prontas, molhos comerciais, salsicha, mortadela, salame, paio;
  4. Evitar os alimentos ricos em colesterol: maionese, pato, vísceras (fígado, dobradinha, mão de vaca), creme de leite, pão de queijo, biscoitos amanteigados e recheados, tortas confeitadas, camarão, siri, ovas de peixe, chantilly, carnes gordas (porco, costela, rabada, etc);
  5. Prefira as carnes cozidas, sem o molho ou assadas ou grelhadas em vez de fritas;
  6. Prefira as carnes brancas (peixes, aves sem pele);
  7. Consuma as frutas inteiras e, quando for possível, com as cascas, em vez de sucos ou de frutas descascadas. Prefira os vegetais crus e cozidos em vez de refogados em óleo ou margarina;
  8. Retire sempre a pele e a gordura visível das carnes;
  9. Coma uma variedade de alimentos saudáveis todos os dias (frutas, legumes, cereais, leite, leguminosas, hortaliças, carnes) com moderação.
  10. Evite produtos com gorduras trans e/ou hidrogenada;
  11. E pratique uma atividade física;
  12. Faça exames bioquímicos regularmente, no mínimo uma vez por ano;
  13. Procure um médico e veja se é necessário o uso de medicamentos pra o controle do colesterol;
  14. Procure um(a) nutricionista para fazer sua dieta de acordo com suas necessidades, às vezes, fazendo por conta própria, pode agravar ainda mais o problema de saúde.


No mais, saúde a todos!!


Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Dia Mundial da Saúde


Saúde, bem necessário para uma boa qualidade de vida. E com pequenos atos em nosso dia a dia, conseguimos viver de forma mais plena.
 
A prática de atividade física, escolha de alimentos mais saudáveis, possuir um hobby, passar mais tempo com os amigos e familiares, trabalhar no que gosta, são coisas que nos deixam felizes.
 
Cuide da sua saúde fazendo os check up clínico anual, e fazendo o que citamos acima. A saúde é prioridade em nossas escolhas. Não maltrate seu corpo com consumo de coisas nocivas, cuide dele com mais carinho e amor, pois ele é único.
 
E se você quiser cuidar do seu corpo através da reeducação alimentar, colocar em prática sua meta de 2017 em cuidar melhor da saúde, nos procure e marque uma consulta. Ficaremos muito feliz em te ajudar.
 
Mais saúde a todos!!
 
 
 
Consultório: Rua Dr. Pedro Monteiro, 178, Centro
Contato: 82 98804-2111. Maceió - Alagoas