quarta-feira, 21 de abril de 2010

Doença Celíaca: Você pode ter e não saber




A doença celíaca é uma intolerância permanente ao GLÚTEN que produz lesões na mucosa do intestino delgado, causando deficiência na absorção dos nutrientes.
O Glúten é uma proteína que está presente no TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA e MALTE. Uma vez diagnosticado a doença, o celíaco nunca mais poderá ingerir alimentos que contenham GLÚTEN, tais como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, chocolates, etc.
A doença celíaca não tem cura. O celíaco tem que aprender a conviver com as restrições alimentares impostas pela dieta necessitando de uma readaptação alimentar. Mas dá pra ser FELIZ SEM GLÚTEN!
Contém Glúten ou Não contém Glúten: Possivelmente você já deve nos rótulos dos alimentos tais inscrições informando a presença ou não do GLÚTEN nos alimentos industrializados. Pois é, esta informação é fundamental para o CELÍACO.
A Lei nº 10.674, de 16/05/2003, reconhece a obrigatoriedade de informar a presença do GLÚTEN nos alimentos, visando resguardar o direito à saúde dos portadores.
E se o celíaco ingerir GLÚTEN? O contato com o GLÚTEN pode desencadear vários sinais e sintomas no celíaco, tais como: diarréia crônica, perda de peso, anemia, fraqueza, vômitos, dores abdominais, barriga inchada, irritabilidade, atraso no crescimento, osteoporose, diminuição na fertilidade, alterações no ciclo menstrual e câncer no intestino.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e atingir qualquer idade, principalmente na faixa entre 1 e 3 anos. Grande parte dos celíacos apresentam a forma atípica da doença (sem grandes sintomas).
Como posso saber se tenho a doença celíaca? Através de exames sorológicos de sangue: anticorpos antigliadina (IgG), antiendomísio (IgA) ou antitransglutaminase (anti-tTF). Porém a confirmação do diagnóstico só é confirmada com a biópsia do intestino delgado (BID).
O que o celíaco pode comer? Tudo que não tenha GLÚTEN na sua composição: frutas, legumes, verduras, cereais com base de milho ou arroz, farinhas (arroz, mandioca, milho, fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo, massapuba, tapioca, farinha neném, etc), alguns laticínio, carnes, ovos e guloseimas que não contenham Glúten em sua composição.

Fonte: Grupo de Celíacos de Alagoas.