segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ração humana é controversa



Entrevista com as nutricionistas Rute Mercúrio e Mariana Del Bosco.

A cada estação, a moda lança novos estilos de roupa, sapatos, maquiagem e... dietas. Para muitos - principalmente mulheres - já se tornou rotina transformar o visual seguindo as novas tendências. Faz parte, praticamente, do manual da vida moderna. Entretanto, se mudar o estilo da saia ou o tamanho do salto só não é indolor para o bolso, fazer modificações radicais na alimentação pode acabar num transtorno sério para a saúde.

Entre as novidades que apareceram nos últimos meses quando o tema é dieta, uma das que vêm ganhando adeptos entre os que querem perder peso é o uso da ração humana, assim chamada justamente porque lembra as já conhecidas rações para animais. Se essas últimas prometem conter todos os nutrientes que os bichinhos de estimação necessitam, com a ração humana a coisa é um pouco diferente. E da mesma forma que as novidades das passarelas nem sempre recebem a aprovação de todos, o consumo sistemático da ração humana também é controverso.

"A ração humana não pode substituir uma refeição como o almoço ou o jantar, podendo, no máximo, ser utilizada no café da manhã ou no lanche da tarde", adverte a nutricionista Rute Mercúrio, especialista em alimentos funcionais.

A ração é composta por uma mistura de ingredientes - soja em pó, farelo de trigo, farelo de aveia, gergelim, linhaça dourada, guaraná em pó, levedo de cerveja, gérmen de trigo, açúcar mascavo, gelatina sem sabor, quinua, cacau em pó e farinha de maracujá - e é vendida em pó.

Rute é radicalmente contrária ao consumo da ração porque ela contém ingredientes alergênicos, ou seja, que podem causar processos alérgicos em determinados indivíduos. "A dieta, seja ela por ração ou não, deve ser definida de forma individual, porque cada pessoa pode ter reações alérgicas a determinados alimentos", afirma a especialista.

Mariana Del Bosco, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), adverte que os diabéticos devem retirar da composição da ração o açúcar mascavo e acrescenta que a ração humana não contém todos os nutrientes de que o organismo necessita durante o dia, entre os quais as proteínas, vitaminas e sais minerais. Ela considera importante que não se utilize a ração como substituto das grandes refeições, a não ser eventualmente, nem que se lance mão dessa composição como fórmula para emagrecimento.

Fonte:http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_nutricao.aspx?id=738