sábado, 22 de maio de 2010

Intoxicação Alimentar



Ao comer fora de casa ou ir a um supermercado, observe bem o que o que vai escolher, pois sua saúde pode estar em jogo. Diarréia, febre, dor de cabeça, fraqueza ou coceira são os sinais do organismo de que provavelmente, você comeu algum alimento estragado ou contaminado. Se esses sintomas se agravam ou não somem após tratamento usuais, procure um médico. Uma intoxicação maltratada pode levar a desidratação e desnutrição.

A intoxicação alimentar tem várias causas, mas a mais comum é por alimentos mal conservados e, consequentemente, contaminados por bactérias e vírus, como carne ou mamadeira deixadas por muito tempo fora da geladeira. Maionese, iogurte, molho cremoso e queijo merecem cuidado especial, porque são produtos ricos em gordura e proteínas, fontes ricas para a proliferação de bactérias. As crianças e os idosos são as principais vítimas dos alimentos estragados.

Saiba a procedência dos produtos e verifique a higiene do local. A carne manuseada por açougueiros que não lavam as mãos com freqüência pode transmitir a febre tifóide. A hepatite infecciosa do tipo A também é transmitida por produtos contaminados por pessoas infectadas.

Outra forma de intoxicação é pela presença de toxinas nos alimentos. Muito comum é o uso exagerado de agrotóxicos e de inseticidas na agricultura, sobretudo em verduras, grãos e frutas. Também hormônios e antibióticos, utilizados em excesso na criação de gado, porcos e frangos.

Determinados ingredientes utilizados em restaurantes para conservar, realçar o sabor ou dar coloração artificial ao alimento causam intoxicação ou alergia. O sal monoglutamato sódico, muito usado no cardápio japonês e no chinês, provoca intensas dores de cabeça, vômitos e cólicas em pessoas sensíveis a essa substância. Corantes vermelhos podem desencadear crises de asma.

Infelizmente, é muito difícil evitar todos os produtos contaminados, por isso preste atenção a data de validade, alteração de cor e aspecto do produto, aparência da embalagem. Lave as frutas e as verduras com cuidado em água corrente e deixe as folhas verdes de molho em água com cloro. Verduras e carnes devem ser bem cozidas, pois o calor destrói as bactérias. Tendo esses cuidados poderá evitar alguns meios de contaminação.

Um ótimo fim de semana!!!
Foto: Google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário