terça-feira, 13 de setembro de 2011

Semana do Peixe


“Inclua pescado na sua alimentação. É gostoso e faz bem para a saúde” esse é o lema da 8ª Semana do Peixe, lançada no domingo, 11 de setembro, pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. A campanha segue até o dia 24 de setembro e tem como objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente.

Esta campanha fazemos questão de apoiar, pois apesar da grande divulgação das ótimas propriedades nutricionais do peixe, ele ainda é pouco consumido em nosso meio. 

"O aumento do consumo de peixe é um ótimo caminho na busca de uma alimentação saudável. Por isso, é importante estimular esse hábito em crianças e adolescentes. O teor de gordura nos peixes é baixo, fazendo deles uma ótima opção de proteína. Para uma alimentação mais saudável, o Ministério da Saúde recomenda o consumo de duas porções de peixes por semana."

A carne de peixe fresco e magro é de alta digestibilidade, pela falta de tecido conjuntivo. Pelo seu conteúdo de proteínas, ferro, vitamina B12, ômega 3, a carne de pescado é ótima fonte destes nutrientes. Os peixes de água salgada são também ótima fonte de iodo, contêm quatro vezes mais a concentração de cálcio que as carnes comuns. O óleo de fígado de peixe é esplêndida fonte de vitamina A e D.

Vamos consumir mais peixes durante a semana, faz bem para a sua saúde e para a economia do nosso Estado, já que somos um Estado litorâneo (Alagoas) e rico na variedade de pescados.

Mais informações: Cartilha Semana do Peixe

Deixo para vocês minha receita favorita de peixe:

Peixe ao Molho de Alcaparra com Purê de Batata

Ingredientes:
  • 900g de lombo de dourada 
  • 02 colheres de sopa cheia de alcaparras
  • 01 cebola média
  • 01 tomate médio
  • 06 batatas pequenas
  • sal, alho, cheiro verde e noz-moscada
Modo de Preparo:
Tempere o peixe e leve ao forno pré-aquecido, por 10 minutos ou até cozinhar.

Para o Molho:
Em uma panela refogar 1/2 cebola e alho. Juntar as alcaparras e mexer bem. Juntar dois copos de água e deixar fever. Acrescentar o tomate picado. Experimentar o sal. Temperar com cheiro verde. Cozinhar as batatas em água e sal e passar pelo espremedor de batatas. Refogar alho e 1/2 cebola em uma panela e juntar o purê de batata. Mexer bem e ir colocando água para dar consistência cremosa. Temperar com sal, noz-moscada e cheiro verde.

Rendimento:
10 porções de 127 calorias cada.   

Receita retirada do livro Spa em Casa, de Márcia Regina Dal Medico (Ed.Alaúde).


Nenhum comentário:

Postar um comentário