quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Tipos de obesidade: as causas


A obesidade pode ter uma ou várias causas para o seu surgimento. Neste terceiro e último post iremos falar sobre algumas destas causas que podem contribuir para o aumento do peso e gordura corporal:
  • Desequilíbrio energético: esta causa se caracteriza pelo desequilíbrio entre a ingesta alimentar e o gasto calórico durante o dia. O indivíduo pode ingerir alimentos com altas calorias, quer seja na quantidade ou qualidade, como no caso de alimentos ricos em gorduras de origem animal e não fazer nenhuma atividade durante seu dia que possa fazer com que o organismo utilize estes alimentos. O gasto energético é tão importante quanto sua ingestão alimentar. Nos tempos atuais a facilidade com que temos de fazer nossas atividades, diminuíram o gasto energético.  Porém, os hábitos alimentares não acompanharam essa necessidade diminuída, o que provoca esse desequilíbrio: maior consumo alimentar x menor gasto calórico.
  • Genética: as chances de um filho de pais obesos desenvolver a mesma doença são de 40% bastando um dos pais ser obeso.
  • Problemas emocionais: a baixa auto-estima pode levar a um círculo vicioso, causando depressão, vergonha e falta de ânimo para a prática de atividade física, ocasionando uma superalimentação para o consolo.
  • Estilo de vida: A maioria das coisas são automatizadas: temos o elevador para subir um andar, controle remoto para trocar os canais da tv, transportes para chegar até o local de trabalho ou estudos, tempo excessivo em frente a tv ou computador, a ocupação do tempo livre com atividades sedentárias. Tudo isso contribuindo para o sedentarismo e, consequentemente, o ganho de peso.
Todas essas causas podem ser tratadas com a ajuda de uma equipe multiprofissionais, que avaliando o indivíduo obeso irão encontrar o melhor tratamento. 

Não deixe para depois os cuidados com sua saúde, ela deve ser prioridade em sua vida. Anualmente marque uma consulta com seu médico, faça um check up clínico e, se for diagnosticado sobrepeso ou obesidade, comece logo o seu tratamento. Sua qualidade de vida, depende dos cuidados com seu corpo hoje.

E se você tem alguma dúvida sobre este e outros assuntos de nutrição, mande sua pergunta para o email: joselit@bol.com.br. Sua questão pode sr respondida aqui.
 
Vamos a luta!!
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário