terça-feira, 1 de novembro de 2016

A Nutrição no Envelhecimento


O aumento da perspectiva de vida vem proporcionando o surgimento de novas formas de cuidados para com as pessoas idosas e ampliando a adoção de medidas preventivas eficazes na redução ou no retardo de distúrbios orgânicos causados pelas enfermidades crônicas e degenerativas.

O envelhecer é um processo natural que acomete todas as pessoas, por isso os cuidados com saúde devem ser preventivos e iniciados desde a juventude, com a prática de atividade física e lazer, boa alimentação, bom convívio com a família e sociedade.
 
A ciência já vem acompanhando essa nova perspectiva de vida, contribuindo com novos tratamentos, equipamentos e medicamentos para oferecer maior autonomia aos idosos.

Neste sentido a Nutrição vem estudando os fatores biopsicossociais que interferem no estado nutricional no envelhecimento. Estudos da ação dos nutrientes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida são realizados constantemente.

É notável a importância da boa alimentação em qualquer idade, mas na fase adulta as peculariedades devem ser observadas para não exceder os déficits naturais desta fase.

A ingestão inadequada de alimentos constitui um risco nutricional para o idoso. Esta é uma fase de necessidades aumentadas de proteínas, minerais e vitaminas para suprir as perdas ocorridas por fatores internos e externos. O acompanhamento nutricional se faz necessário para minimizar os agravos que essas perdas causam.

Ainda temos muito o que aprender com as transformações ocorridas no organismo no decorrer do tempo, mas os cuidados preventivos ajudam a ter uma melhor qualidade de vida em todas as fases da vida.

Com o objetivo de debater um pouco mais sobre o assunto, durante este mês de novembro, teremos posts falando sobre a nutrição no envelhecimento. 

Espero que gostem e qualquer dúvida e sugestão entrem em contato conosco atraves do email: joselit@bol.com.br. Sua dúvida pode ser respondida aqui. 

Abraço,


 




 
       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário