sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Os Lipídios na alimentação do Idoso

Foto: google
Continuando nossas postagens sobre a alimentação do idoso, desta vez vamos discorrer sobre a importância dos lipídios em sua alimentação. 

A gordura sempre vista como prejudicial e no banco dos réus, tem funções específicas em nosso organismo, o problema está em sua fonte, que quando de origem animal e em excesso pode desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes mellitus, entre outras.

Os lipídios são macronutrientes que desempenham funções energéticas, estruturais e hormonais no organismo. São insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos. 

As gorduras dos alimentos são fontes de energia, pois cada grama contém 9kcal, ou seja duas vezes mais que a mesma quantidade de proteínas e carboidratos (4kcal).

Existem duas fontes de gorduras, de origem animal e vegetal. As de origem animal são, em sua maioria, saturadas, embora os peixes tenham alto teor de lipídios de moléculas insaturadas, como é o caso do atum e sardinha. Os lipídios de origem vegetal normalmente são óleos e contêm uma alta concentração de ácidos graxos insaturados (que fazem bem ao organismo).

O consumo de alimentos de origem animal deve ser moderado, pois mesmo sendo ótima fonte de proteínas, são também fontes de gorduras, que dependo do modo como são preparados aumentam a concentração sanguínea de colesterol ruim (LDL) e diminui o bom (HDL), promovendo o surgimento da doença que chamamos de hipercolesterolemia.

Sempre que possível, evite as preparações em forma de frituras. Prefira as carnes assadas, grelhadas e/ou cozidas na água. E os óleos vegetais, usá-los crus, sem passar pelo processo de frituras, pois termina agregando mais gorduras saturadas ao alimento.  

Cuide-se e saúde a todos!!



   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário