segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A importância da Mastigação


A digestão começa pela boca, que possui enzimas (amilase salivar ou ptialina) que quebram as moléculas dos alimentos. A mastigação além de ajudar o trabalho do estômago, ajuda o cérebro a entender que você está se alimentando e libera hormônios da saciedade (leptina, peptídico intestinal), o que nos impede de comer em excesso.

Com a mastigação, o hipotálamo é ativado, ocorrendo a salivação. Normalmente, a quantidade de secreção salivar varia de 1000 a 1500 ml/dia e a composição depende da natureza do alimento mastigado. A saliva possui componentes orgânicos, como elementos celulares da mucosa oral e glandular, uréia, ácido úrico e outros componentes inorgânicos.

São funções da saliva tornar a boca úmida, auxiliar na articulação da palavra, na limpeza bucal, na lubrificação dos alimentos, entre outras.

Os dentes tem a função de triturar/partir as partículas dos alimentos, antes que estes sofram mudanças químicas através do sistema digestório. O processo da mastigação facilita a deglutição, diminuindo o tamanho dos alimentos e lubrificando-os com a saliva.

Não negligencie a mastigação e procure fazer suas refeições em locais tranquilos para que possa apreciar o sabor dos alimentos. Lembre-se: "a saúde começa pela boca".

Colaboração: Dra Thadia - odontóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário