quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

As Fibras Alimentares e o Colesterol




A doença cardiovascular é a principal causa da morte nos países ocidentais, e aproximadamente quase a metade dos indivíduos que contêm esta doença apresentam níveis de LDL-colesterol elevados no sangue, que podem ser facilmente modificados com intervenção nutricional.

A redução no consumo de gorduras saturadas é o começo para o tratamento de LDL-colesterol elevado, mas é necessário mudanças efetivas no estilo de vida do indivíduo, isso inclui a prática de atividades físicas, manter o peso ideal e ter bons hábitos alimentares.

Com o avanço tecnológico, o processamento dos alimentos foram mais intensos, a ponto de extrair componentes alimentares considerados mais nutritivos e desprezando os considerados pobres, como as fibras. Porém, hoje em dia sabe-se que a fibra alimentar interfere no funcionamento do aparelho digestivo, no metabolismo da glicose e lipídios e contribuindo no equilíbrio das boas bactérias intestinais.

A fibra alimentar é a parte comestível das plantas ou carboidratos que são resistentes à digestão e à absorção no intestino delgado de humanos, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Elas são encontradas, principalmente, nos vegetais, frutas e grãos integrais.

Na correria diária, estamos deixando de lado os alimentos naturais e os substituindo por alimentos processados, pobres em fibras. Se no passado os lanches podiam conter mais frutas, estas foram substituídas por salgadinhos e doces, alimentos não só ricos em calorias, mas pobres em fibras e demais nutrientes.

Para quem tem alterações do colesterol, recomenda-se como parte do tratamento, mudança no estilo de vida, o consumo de 20 a 30g por dia de fibras (que você pode adquirir consumindo frutas, verduras cruas e cereais integrais, como aveia, chia, linhaça, ou suplementos, se necessário), prática de atividade física, e em casos onde a alteração do perfil lipídico for genética, o uso de medicamentos.

Para um melhor acompanhamento e determinação de uma alimentação adequada a quem tem colesterol elevado, procure um nutricionista e ele fará sua reeducação alimentar de acordo com suas necessidades e tratamento.

Não deixe para depois os cuidados com a sua saúde. E lembre-se que a prevenção começa pela boa alimentação!

Saúde!


Consultório: Rua Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário