terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Enxaqueca e suas causas




A enxaqueca, uma dor de cabeça recorrente, caracteriza-se por um complexo de sintomas que incluem crises de dor, fotofobia, fonofobia, náuseas e vômito. Estudos indicam que a enxaqueca é uma doença neurológica com origem no sistema nervoso central e base genética. 

Pessoas portadoras de enxaqueca podem apresentar sensibilidade a um ou mais fatores. Esses fatores não são causadores diretos da enxaqueca, mas ativam o processo que causa a crise em indivíduos predispostos.

Os desencadeantes podem ser divididos em alimentares e não alimentares.
Segundo a Associação Britânica de Estudos da Cefaleia, um alimento pode ser considerado desencadeante quando:

·        O início da enxaqueca ocorre nas 6 horas após a ingestão;
·        O efeito é reproduzível;
·        A retirada do alimento leva à melhora.

Alguns alimentos podem desencadear a enxaqueca, são eles: chocolate e cacau, bebidas alcoólicas, cafeína, vagem, cebola, alho, conservas, pão fermentados, leite e derivados, embutidos (salame, presunto, calabresa), peixes em conservas, sopas prontas, cubos de carne concentrados, aspartame, entre outros.

Em um estudo foi observado que os alimentos mais mencionados como desencadeantes foram as bebidas alcoólicas, chocolate e queijo. E em outro estudo os fatores não alimentares desencadeantes de enxaqueca foram: fadiga, sono, estresse, clima (calor/frio).

Para o tratamento da enxaqueca pode ser usados medicamentos e condutas nutricionais para minimizar ou acabar com sua frequência. No tratamento medicamentoso hoje existem vários medicamentos que atuam em diferentes fases da enxaqueca. E na conduta nutricional é necessário identificar qual foi a substância que desencadeou os sintomas para sua exclusão da dieta.

Evite ficar várias horas em jejum ou pular refeições, para não diminuir a quantidade de glicose no organismo. É observado também que quem ingere menos alimentos ricos em gorduras também tem menos crises de enxaqueca e menos intensidade da dor.

A Sociedade Brasileira de Cefaleia sugere que outros tratamentos não farmacológicos devem ser considerados, como técnicas de relaxamento, terapia cognitivo-comportamental, acupuntura, fisioterapia e homeopatia.

Observe quando surgir a enxaqueca, qual era seu estado emocional e/ou o que você consumiu a fim de identificar o que pode ter desencadeado a crise, assim o tratamento será mais específico e eficiente.

Cuide-se!! 


Consultório: Rua Dr. Pedro Monteiro, 178, Centro
Maceió - Alagoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário